Floral é a denominação convencional para um preparado natural farmacêutico, semi-homeopâtico geralmente elaborado a partir de extratos de flores maduras, plantas ou ainda arbustos . O resultado é uma solução hidroalcaólica diluida que não possui princípios farmacêuticos ativos e que por este motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente se administram via oral e não apresentam toxidade para as doses habituais.

É uma terapia criada, nos anos de 1928 a 1936, pelo Dr. Edward Bach, médico homeopata, bacteriologista e imunologista. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar o estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.

Doenças e sua cura

Dr. Edward Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos:

 Orgulho, Crueldade, Ódio, Egoísmo, Ignorância, Instabilidade Mental, Cobiça e Gula.

Apontou sete caminhos do equilíbrio emocional, que seriam: Paz, Esperança, Alegria, Fé, Certeza, Sabedoria, Amor.

E o seu conceito de saúde seria: Harmonia, Integração, Individualidade, Integridade.

O importante seria que a alma e a personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratam a pessoa e não a doença; a causa e não o seu efeito.

  Não existem contra indicações. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos são beneficiados pelos Florais, inclusive durante tratamentos convencionais.

Atenção: O uso do floral não dispensa o tratamento médico.